sexta-feira, 5 de abril de 2013

Urucungo nas Cenas Urbanas

Foto: Jorge Schutze


O projeto alagoano Urucungo nas Cenas Urbanas - formado por Denis Angola, Ana Carla e Jal - realiza performances em espaços urbanos apoiando-se nas características da Capoeira, expressão afro-brasileira que está situada entre as artes marciais e a dança.

A principal característica da Capoeira é a presença dos movimentos rápidos e precisos, que seguem o ritmo das ladainhas ou músicas executadas durante o conflito, e a improvisação, já que o capoeirista deve realizar movimentos imprevisíveis em seu ataque para diminuir as chances do adversário contra-atacar.

Foto: Jorge Schutze
Em março, o grupo alagoano apresentou a performance "Urucungo" no VII Visões Urbanas - Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, que é realizado em São Paulo e pretende unir as produções de Dança para espaços públicos para a troca de experiências entre os profissionais.

O nome "Urucungo" vem do instrumento musical trazido por escravos africanos que deu origem ao que hoje conhecemos como Berimbau, principal responsável pela musicalização das rodas de capoeira. Apoiada nas formas de relacionamento propostas pela luta, a performance possibilita ao público a interação com os bailarinos, que, em determinado momento, convidam os espectadores a participar, tal como acontece na capoeira. A participação do público tem como principal consequência a presença da improvisação e, assim, a realização de diferentes coreografias a cada apresentação.

Para a dança contemporânea, as principais contribuições de "Urucungo" estão relacionadas à expressão do corpo, à presença da improvisação na obra e ao estreitamento da relação entre bailarinos e público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas